segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Jovem aprendiz: Senai inscreve para cursos gratuitos em Mato Grosso

Unidades do Senai em seis cidades de Mato Grosso vão ministrar neste semestre cursos gratuitos em diversas áreas. Das 510 vagas abertas neste primeiro semestre, 259 ainda não foram preenchidas para os cursos de Auxiliar Administrativo Industrial, Operador e Mantenedor de Computador, Mecânico de Manutenção Industrial, Eletricista de Manutenção Industrial e Eletricista Instalador Predial.

Podem participar do Programa de Aprendizagem Industrial
jovens de 14 a 24 anos de idade (Foto Senai-MT)

O programa também pode ocorrer nas empresas (in company). Para participar da iniciativa, os candidatos precisam buscar indústrias contratantes de jovens aprendizes, pois são elas que fazem a seleção e encaminham os estudantes ao Senai. Podem ser adolescentes ou jovens entre 14 e 24 anos que estejam matriculados e frequentando a escola, caso não haja concluído o ensino médio.

De acordo com a coordenadora da Unidade de Desenvolvimento em Educação Inicial e Continuada do Senai-MT, Silvânia Maria de Holanda, estabelecimentos de qualquer natureza com mais de sete empregados são obrigados a contratar aprendizes, com exceção de microempresas, empresas de pequeno porte e entidades sem fins lucrativos. "O Programa de Aprendizagem Industrial é de grande importância para formação dos nossos jovens, em seus aspectos físicos e sociais, bem como uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Para muitos jovens, a aprendizagem serve como porta de entrada para seu primeiro emprego".

As empresas interessadas devem solicitar a abertura da turma ao Senai, via www.senaimt.com.br/aprendizagemindustrial. Após o projeto ser aprovado, a empresa seleciona e indica os jovens para inscrição nos cursos de aprendizagem, contrata e remunera o jovem aprendiz de acordo com os termos legais, garantindo todos os direitos trabalhistas e previdenciários.

Os cursos privilegiam a integração da teoria com a prática profissional. Dentro da empresa, os jovens devem ser acompanhados por um monitor responsável pela coordenação de exercícios práticos e das atividades. Para saber mais sobre os cursos do Senai-MT acesse www.senaimt.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário